quinta-feira, 28 de setembro de 2023

DIA DOS SANTOS ARCANJOS - SÃO RAFAEL, SÃO MIGUEL E SÃO GABRIEL


Entendendo melhor o significado de Arcanjo, na hierarquia angélica, são os superiores dos Anjos em sua missão e também nos poderes especiais a eles concedidos por Deus. Sua festa foi unificada e é comemorada no dia 29 de setembro.







São Miguel

“Quem como Deus?” (Ap 12,10). É considerado o chefe da milícia angélica, tendo se posto à frente dos anjos na luta contra Lúcifer, o chefe dos anjos que se rebelaram contra Deus; por isso, o Profeta Daniel o chama de Príncipe dos Anjos. Em suas pinturas e representações vemos São Miguel derrotando o dragão de espada em punho e mandando-o para o inferno. São Miguel é reverenciado desde o Antigo Testamento pelo povo Judeu como seu protetor e de suas Sinagogas, vindo a ser para nós, católicos, patrono de nossa Igreja. Várias são as passagens Bíblicas que mencionam o Arcanjo São Miguel: -“Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Ts 4, 16). -“E, no entanto, o Arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!” (Jd 1, 9). -“Miguel, um dos primeiro príncipes, veio em meu socorro” (Dn 10, 13-21). Conta-se que, no século VI, enquanto o Papa Gregório Magno fazia uma procissão com objetivo de debelar a peste que assolava a Europa, São Miguel pôs-se de pé, com sua espada em riste, em cima do sepulcro do imperador romano Adriano. Após essa aparição, a peste foi debelada e o mausoléu passou então a ser chamado de Castelo de Sant’Angelo (Santo Anjo). Santuários lhes são consagrados e os mais célebres e antigos se encontram em Puglia, na Itália, e Mont-Saint-Michel, na França. Também lhe é atribuído o auxílio à Santa Joana D’Arc e São Geraldo Magela. Em nossa devoção por São Miguel Arcanjo, recorremos a ele pelo nosso livramento das investidas do demônio e dos espíritos malignos. Acreditamos que em nossas orações, quando invocamos seu nome, ele vem em nosso auxílio, em nossa defesa com o poder a ele concedido por Deus.

Oração: Príncipe Guardião e Guerreiro, defendei-me e protegei-me com Vossa espada, não permiti que nenhum mal me atinja. Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes, contra quaisquer atos de violência. Livrai-me de pessoas negativas. Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares. Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens. Trazei a paz e a harmonia. Que assim seja. Amém!

 


São Gabriel

“Força de Deus” (Lc 1,26). Foi-lhe atribuído a grandeza de anunciar a Zacarias, no templo, a concepção de Isabel, sua esposa, mesmo na velhice, e que daria a luz a São João Batista que viria primeiro para endireitar os caminhos de Jesus. Também foi a São Gabriel confiada à anunciação da Encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria, que esta conceberia a Jesus, o Emanuel “Deus Conosco”, nosso Senhor e Salvador.

Oração: Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, a vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo… o Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”. São Gabriel, intercedei por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Afastai do mundo as trevas da descrença e da idolatria. Fazei brilhar a luz da fé em todos os corações. Ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado. São Gabriel! Que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu São Gabriel, rogai por nós. Amém!


São Rafael

“Deus cura” (Tb 5,4). É citado no livro de Tobias. É quem acompanha Tobias. Por isso, é conhecido como guia dos viajantes. E seu nome é invocado para as curas, além de protetor dos farmacêuticos, já que foi ele quem sugeriu o remédio para a cura da cegueira do pai de Tobias. Leva o título também de protetor dos casais, pois orientou a libertação do demônio que agia em Sara esposa de Tobias.

Oração: Poderoso arcanjo São Rafael, vós que estais sempre vigilante diante da face do Deus Altíssimo, que vos dignastes orientar Tobias para chegar a um feliz casamento, que nos prevenistes que o demônio Asmodeu, que fez morrer os sete noivos de Sara, ainda hoje se intromete nas famílias que se afastam dos mandamentos de Deus e este espírito maligno desmancha a felicidade do casal e desune os membros da família eu vos peço, guiai os jovens namorados, orientai os casais de noivos para cheguem a um feliz casamento; sede sentinela vigilante à porta de todos os lares cristãos para impedir a entrada do mau espírito da desconfiança, da desarmonia, da discórdia, da infidelidade, do ciúme e do ódio. São Rafael, fazei reinar em nossas famílias o amor, o respeito e a compreensão entre esposo e esposa e entre pais e filhos; fazei florescer a verdadeira felicidade em todos os lares. São Rafael, abençoai-nos e defendei-nos. Amém!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário