Em cada domingo refletimos sobre uma das vocações: no primeiro o chamado ao sacerdócio, no segundo à família, no terceiro à vida consagrada e no quarto às vocações leigas.
Do latim “vocare”, entendemos a vocação especificamente como um chamado que o Senhor nos faz. E, pela liberdade que Ele nos concede, somos possibilidades de aceitar ou não esse chamado.
Nada é realizado em nós sem que aceitemos os planos de Deus. Ele nos ama de tal forma que, mesmo entregando-Se na cruz por nós, não cobra reciprocidade. Essa foi exatamente a finalidade de Seu sacrifício: libertar-nos das amarras do pecado e fazer de nós homens livres, cientes de nossas escolhas e decisões.
Mas, como um Pai amoroso, o coração de Deus deseja ardentemente que escolhamos por Ele. Ele sabe que nos oferece o melhor, e só ao lado dEle podemos ser completos, e verdadeiramente felizes. Por isso, em perfeição, tem um lindo plano de salvação para cada um de nós, e nesse plano, a vocação tem papel fundamental.Ele, que conhece o mais íntimo de nosso ser, sabe exatamente o que nos trará crescimento e amadurecimento espiritual. E essa é nossa missão no mundo, somos herdeiros do paraíso! Através de nossas vocações, podemos diariamente agradar o Pai, escolhendo a cada momento o caminho da santidade e a renúncia às coisas que o mundo nos oferece.
É importante aceitarmos a nossa vocação pois é o desejo mais profundo do coração de Deus, e nós, como filhos amados e escolhidos, somos movidos pelo amor que temos pelo nosso Senhor, e confiamos em cada um dos planos que Ele tem reservado para nós.
Senhor, abençoai cada uma de nossas vocações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário